sábado, 3 de maio de 2008

Jorginho, "o professor de bola".

Jorge Tavares de Moraes (O Jorginho, professor de bola, maestro...),

Assim ficou conhecido esse mossoroense no mundo do futebol. Membro de família de vários jogadores, com destaque para Tidão (irmão que jogou no ABC-RN, Moto Clube-MA, e Auto Esporte-PB), Zezinho Ibipiano (primo que jogou no ABC-RN, Náutico-PE e Campinense-PB).

Jorginho veio para Natal em 1946, ingressando no ABC, time que defendeu por 20 anos, tendo jogado ainda no Sampaio Corrêa-MA e Santa Cruz-PE. No ABC jogou até 1965, ele era o próprio ABC, e o abc era próprio Jorginho. Pelo clube disputou 481 partidas e marcou 197 gols, conquistando 10 títulos de campeão.

Sobre ele escreveram: O jornalista, professor Sanderson na coluna “viver” do jornal Tribuna do norte - "Quem não se lembra de Jorginho, o maestro em tardes domingueiras do Juvenal Lamartine, anulando a lei da gravidade, destruindo a teoria da relatividade de Einstein, minimizando o teorema de Pitágoras, as equações de Newton e as leis copernianas de gravitação"?
“Um homem pequeno perdido na sua simplicidade, meditativo até, simplório, anônimo dentro de vasta raça universal fazia com os pés uma parábola que não estava nos cálculos da geometria euclidiana".

Certa vez o jornalista Agnelo alves o resumiu assim: "Eis alguém que merece todas as homenagens, o craque dos craques, muito obrigado pelas minhas melhores alegrias de menino, rapaz, de todas as tardes de domingo no estádio Juvenal Lamartine. Vi o futebol maestria, criativo, arte. Vi Jorginho jogar e nunca vou esquecer”.

Lá se vão 10 anos sem Jorginho, "o professor de bola", porém mesmo ausente, sua vaga de titular e craque do ABC do século XX estará sempre segurada na memória daqueles que ou de corpo presente ou infelizmente apenas nas narrativas ouvidas, imortalizam suas grandes jogadas.

(Autor: Jorge Tavares de Moraes Filho)

Lista dos Ídolos

Nenhum comentário: