Atuando com três zagueiros e dois homens de contenção no meio, o América começou a partida marcando mal e dando espaços para a equipe de Taguatinga. Com menos de de seis minutos, os donos da casa já haviam desperdiçado duas boas oportunidades, a primeira com o veterano Iranildo, que recebeu passe de Jóbson na área e bateu por sobre a meta de Azul e depois com Dimba, que livre da marca do pênalti bateu em cima do goleiro rubro.
Com as peças espaçadas e sem conseguir armar um contragolpe, o América foi dominado pelo Brasiliense pelo menos nos 13 minutos iniciais de jogo. Depois daí, o técnico Moura organizou a marcação e o meia Vaninho começou a aparecer na armação das jogadas. Com seus toques rápidos, o baixinho cearense que atuou pela primeira vez como titular e foi destaque do Potiguar-M no estadual, criou a primeira boa chance rubra aos 12 minutos. Ele acionou Emerson que entrou livre, mas na conclusão o goleiro Guto fez a defesa e no rebote a bola pegou em Emerson e passou rente a trave.
Já melhor postado em campo, o América começou a dominar as ações a partir dos 22 minutos, marcando forte e saindo rápido nos contragolpes, sobretudo pelo lado direito. Aos 22 minutos, depois de uma cobrança de falta de Rodrigo Santos, Andersson Bill cabeceou e exigiu boa defesa de Guto. Três minutos depois, Paulo Matos fez boa jogada pela direita e cruzou na 'medida' para Nicácio, que com o goleiro adversário batido, chegou sem saber se cabeceava ou chutava e acabou perdendo a melhor chance do jogo até ali. Mantendo o ritmo forte, o América seguiu melhor e aos 32 minutos Vaninho acionou novamente Nicácio, que bateu de virada, exigindo outra boa intervenção do goleiro Guto, que acabou segurando o 0 a 0 no placar. O final do primeiro tempo foi marcado pela expulsão de Luís Maranhão, que tomou dois cartões amarelos em quatro minutos e acabou indo para o chuveiro mais cedo.
Para tentar continuar vivo no jogo com um homem a menos, Moura voltou para o intervalo com o Marquinhos Marabá no lugar de Marcelo Nicácio e o zagueiro Emerson foi deslocado para o meio, passando o América a atuar no 4-4-2. A mudança surtiu efeito até os 20 minutos, quando o time marcou forte e saiu rápido nos contragolpes, sobretudo pela direita com o bom ala Maizena, que em dois lances obrigou Guto a praticar boas defesas, num deles chegando a aplicar um chapéu no zagueiro antes do arremate.
Depois dos 20, o América cansou e se retraiu mais, dando campo ao adversário. Mesmo sem criar muito, o time candango pressionou e começou a rondar com mais perigo o gol de Azul. Até que aos 25 minutos o meia Adrianinho, que tinha entrado fazia pouco tempo no jogo, venceu jogada pela esquerda e bateu forte cruzado para, contando com a ajuda do goleiro Azul, abrir o marcador em favor do Brasiliense.
Perdendo o jogo, o técnico Moura mexeu por atacado. Aos 30 minutos, ele lançou mão do atacante Ítalo e do volante Saulo, sacando Paulo Matos e Vaninho, respectivamente. A mudança fez com que o time ganhasse mais velocidade e partisse para cima do Brasiliense. Aos 35 minutos, Saulo bateu forte e a bola bateu em Júnior Baiano, indo a escanteio. Na cobrança, Ítalo acertou o travessão do goleiro Guto. Pressionando, o América ainda criou boas chances, mas a bola teimou em não entrar. A última chance rubra foi aos 47, quando Guto saiu mal mas a zaga candanga aliviou, garantindo a vitória.
"Jogamos bem mas concluímos mal. Espero que na próxima partida a gente tenha mais paciência e possa concluir melhor as jogadas. Vamos treinar no meio da semana, corrigir os erros e tentar se recuperar em cima da Ponte em Natal", informou o ala esquerda Raí ao final do jogo.
FICHA TÉCNICA:
Brasiliense: Guto; Patrick, Júnior Baiano, Aílson e Gleidson; Bidu (Adrianinho), Jardel, Marcinho e Iranildo; Jobson (Leandro Neto) e Dimba. Técnico: Gerson Andreotti
América: Azul; Anderson Bill, Emerson e Robson; Maizena, Luis Maranhão, Rodrigo Santos, Vaninho (Saulo) e Raí; Paulo Mattos (Ítalo) e Nicácio (Marquinhos Marabá). Técnico: Moura
Árbitro: Washington Alves de Souza (AM)
Fonte: DN ONline
Bate bola com você... A INFORMAÇÃO A TODA HORA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário