quinta-feira, 19 de junho de 2008

Opinião: Um Papa-Jerimum.

O natalense é bicho estranho, e que ninguém venha duvidar. Os descendentes dos potiguares, talvez pelo ranço colonizador, perderam completamente sua auto-estima, se diferenciando em muito dos irmãos nordestinos (paraibanos, pernambucanos, baianos), onde o orgulho de ser parece fazer parte de suas identidades culturais.

Na cidade do sol as coisas são diferentes. No futebol temos Marinho Chagas, Nonato, Zinho, Dequinha, Souza e ainda em outras modalidades nomes consagrados como Clodoaldo silva, Magnólia Figueiredo, Oscar, Virna e outros. Na política temos café filho, Aluízio Alves, José Agripino, Vicentinho, Garibalde Alves Filho... Na cultura aparecem Chico Daniel, Câmara Cascudo, Nísia floresta, augusto severo e tantos outros.

Qual o problema de natal? É que não temos auto-estima, como diz um amigo chamado Zé Dias. Temos também na música verdadeiras celebridades como Pedrinho Mendes, Elino Julião, Cristal, Núbia Lafaiete, Cida Lobo, Babal, Marina Elali, Roberta Sá, e mesmo assim valorizamos apenas artistas de outras regiões. Não que estes não tenham seu devido valor.Temos também praias belíssimas (Ponta Negra, Pipa, Búzius, Genipabu), mais optamos por valorizar as praias de outras cidades mesmo sendo tão belas como as nossas.

Temos ABC, América e alecrim, mas optamos por chorar por outras cores. Aproxima-se o dia em que teremos uma torcida organizada do Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Liverpool, em Nova Natal no parque dos Coqueiros, em Neópolis, no conjunto Pirangi.

É por tudo isso que grito viva a auto-estima cearense – pernambucana – baiana - paraibana! Longa vida ao forró, ao maracatu, ao frevo, ao Zumbi dos Palmares, Antônio Conselheiro, aos cabanos e a balaios, e artistas como: Djavan, Gal Costa, Maria Bethania, Gil, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alceu Valença, Gonzagão, Ariano Suassuna, Jorge Amado, Castro Alves, todos nordestinos que são conhecidos talvez por não terem nascido aqui.

Acorda pessoal! Alguém sabe qual o rio mais lindo do mundo? É o Potengi! Pois ele é o rio que banha a nossa aldeia. Ferdinando é muito bom sim, vindo de Pedro Velho-RN, o que ele fez aqui pelo futebol de Natal o credencia a receber mais homenagens de que recebeu Joel Santana em um Maracanã lotado pelos torcedores do Flamengo.

(Por João Maria Fraga)

Nenhum comentário: