sábado, 23 de agosto de 2008

América bate Criciúma e sai da zona perigosa

Num jogo movimentado, com direito a duas expulsões, o América bateu o Criciúma por 1 a 0 na noite deste sábado no estádio Machadão, em jogo que marcou a estréia das duas equipes no returno do Brasileiro da Série B. O gol que tirou o América da zona de rebaixamento foi marcado de pênalti pelo atacante Marcelo Nicácio, que anotou seu primeiro tento com a camisa americana.

A sexta vitória do alvirrubro na competição fez o time alcançar os 23 pontos e subir duas posições na tabela, saindo da 17ª para a 15ª colocação, dando tranquilidade para o jogo de terça, contra o Bahia, em Feira de Santana. Os americanos deixaram o campo festejados pela torcida.

Precisando vencer para deixar a zona de rebaixamento, o América começou a partida dominando as ações. Marcando forte e de forma avançada, o time potiguar não deixava o Criciúma respirar e ainda chegava com perigo a meta do goleiro Zé Carlos. A primeira boa chance de gol veio logo aos cinco minutos, quando Aloísio fez boa jogada pela direita e cruzou para área, a zaga afastou e Vandinho pegou o rebote fazendo Zé Carlos trabalhar.

Jogando num esquema altamente defensivo, com quatro homens no meio-campo e apenas um homem de frente, os catarinenses se preocupavam apenas em defender. Apesar dessa forte marcação, o América seguiu melhor e aos 20 minutos quase marcou após belo passe de Cascata para Aloísio, que livre na área bateu em cima da defensiva.

De tanto insistir, o alvirrubro acabou chegando ao gol aos 27 minutos. Cascata mais uma vez descolou bom passe entre os zagueiros e Marcelo Nicácio aacabou derrubado pelo zagueiro Leonardo na área. O juiz deu pênalti e na cobrança o próprio Nicácio bateu e fez, anotando seu primeiro gol com a camisa americana.

Quando as coisas pareciam que iam melhorar para o América, eis que o lateral Vandinho, que fazia sua estréia, foi expulso após cometer falta e receber seu segundo amarelo aos 31 minutos. Com um jogador a mais, o técnico Edson Gaúcho sacou o lateral esquerdo Emerson Ávila e colocou o atacante Alexandre Vidal, vindo para cima. Para recompor o setor, o técnico Ruy Scarpino deslocou Aloísio para o lado esquerdo. Nos minutos finais da etapa, o time catarinense tocou a bola e buscou o gol de empate, mas esbarrou na forte e eficiente marcação americana.

Buscando o resultado, o time catarinense voltou para o segundo tempo com o veterano Jardel no lugar do zagueiro Leonardo. Em seu primeiro lance, Jardel fez boa jogada e bateu, a bola desviou na zaga e passou rente a trave. Com três atacantes, o Criciúma partiu para o ataque e dominou as ações até os dez minutos, quando o meia Canindé foi expulso ao cometer falta em Maizena e receber o segundo amarelo.

A igualdade no número d ejogadores em campo voltou a equilibrar as ações e aos 12 minutos o América quase marcou o segundo. Num rápido contragolpe, três americanos contra um jogador do Tigre, Robson precipitou-se e jogou a bola nas mãos do goleiro Zé Carlos. Para recompor seu sistema defensivo, o técnico Edson Gaúcho sacou o atacante Zulu e colocou o volante Mateus. O jogo ficou aberto e em ritmo eletrizante, com ligeiro predomínio dos catarinenses.

Mais na base do desespero do que da técnica, o time sulista veio para o ataque e em duas oportunidades quase marcou, como América sendo salvo pelo zagueiro Robson. Na primeira delas o atacante Alexandre Vidal livre, bateu em cima do zagueiro e na segunda ele interceptou a trajetória da bola quando Vidal ficaria na cara de Fabiano. Totalmente desaguarnecido em sua defensiva, o Criciúma quase sofreu o segundo gol aos 28 minutos, quando Cascata fez boa jogada, invadiu a área e Aloísio não consegui completar. Aos 29, Ruy mexeu por atacado, sacando Cascata e Daniel para as entradas de Saulo e Tiago carpini, respectivamente.

As pretensões do Criciúma foram todas por água abaixo aos 37 minutos, quando o meia Luciano Bebê foi expulso por reclamação. Com um a menos, os sulistas não tiveram mais força para reagir. A última chance do jogo foi americana, quando Max, que havia entrado no lugar de Nicácio, deixou Maizena livre para, de frente para o gol, ele chutar para fora. Depois daí foi só administrar e comemorar os três importantes pontos.

FICHA:
América: Fabiano; Maizena, Andersson Bill, Robson e Vandinho; Júlio Terceiro, Elias, Daniel (Saulo) e Aloísio; Cascata (Tiago Carpini) e Nicácio (Max). Técnico: Ruy Scarpino

Criciúma: Zé Carlos; Ari, Wescley, Leonardo (Jardel), Emerson Ávila (Alexandre Vidal); Basílio, Canindé, Luciano Bebê, Marcelo Rosa e Adriano; Zulu (Mateus); Técnico: Edson Gaúcho

Árbitro: Cláudio Mercante Júnior-PE
Local: Estádio Machadão

Bate bola com você... A INFORMAÇÃO A TODA HORA!

Nenhum comentário: