domingo, 21 de setembro de 2008

ABC vence na estréia de Arthur Neto: 1 a 0


Na estréia do técnico Artur Neto, a estrela do comandante brilhou e o ABC conseguiu uma vitória ao estilo da frasqueira, suada e com um gol aos 40 minutos do segundo tempo. Foi com um tento de Bosco, que entrou aos 29 minutos da etapa final, que o alvinegro bateu o Paraná pelo placar de 1 a 0 na tarde deste sábado, em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileiro da Série B. Com este resultado, os donos da casa permaneceram na 12ª posição, agora com 33 pontos e um pouco mais distante da zona da degola. Na próxima rodada, o adversário será o Fortaleza, também no Frasqueirão, na terça-feira.

Com dois homens de ligação no meio-campo, Alexandre Oliveira fazendo sua estréia e Ronaldo Capixaba no ataque ao lado de Ivan, o ABC iniciou a partida dando mostras de que poderia abrir logo o marcador. Por duas vezes em onze minutos a equipe potiguar quase abriu a contagem, ambas com Ivan. Na primeira delas, Luisinho Neto cruzou da direita e o terrível, livre, cabeceou rente a trave direita do goleiro Mauro. Na segunda, aos 11 minutos, ele recebeu de Márcio Hahn, driblou o zagueiro e bateu fraco, a esquerda do gol.

Depois daí, o time se perdeu um pouco, errou alguns passes e permitiu com que a equipe do Paraná equilibrasse as ações. No entanto, bastante recuado, os visitantes não criaram maiores problemas as defensivas. Apesar dos erros e de praticamente não atacar pelo lado esquerdo, uma vez que Panda ficou mais preso, o ABC continuou tendo as melhores oportunidades. Aos 27 minutos, Luisinho Neto cobrou escanteio, o goleiro saiu mal e Leandro salvou o arremate de Márcio Santos. Nos último sete minutos de partida na etapa inicial, o alvinegro subiu de produção e em três oportunidades quase marcou. Nas duas melhores, a primeira aos 38, Gadelha bateu cruzado e Ronaldo capixaba por pouco não chegou e depois, aos 42, Luisinho Netto acionou Ivan, que entrou livre mas bateu em cima de Mauro.

Na volta do intervalo, Ivan deixou o campo sentindo uma contusão e foi substituído por Warley. Pelo lado do Paraná, Eder assumiu a posição de Cristiano. As mexidas não surtiram efeito e o jogo caiu de produção. O ABC seguia melhor, mas não conseguia furar o forte bloqueio paranista. Dessa forma, a primeira chance de gol da etapa final só veio aos 11 minutos, quando Panda, em sua primeira chegada ao ataque em 56 minutos de jogo, cruzou e Ronaldo Capixaba ganhou da zaga mas cabeceou na rede pelo lado de fora.

A baixa produtividade do time fez com que Artur Neto colocasse o apoiador Rodriguinho em campo aos 20 minutos no lugar de Leandro Sena. No lance seguinte, Fabiano Gadelha foi derrubado na área e o árbitro Wilson de Souza Mendonça deixou de dar o pênalti claro. Na sequencia, em seu primeiro toque na bola, Rodriguinho sofreu falta e na cobrança Luisinho Neto obrigou Mauro a grande defesa.

No entanto, a mudança não alterou o panorama do jogo e o ABC seguiu sem criar jogadas mais contudentes. Aos 29 minutos, a estrela do técnico Artur Neto começou a brilhar, ao colocar Bosco no lugar de Panda. Depois de um susto aos 37 minutos, quando Ricardinho venceu jogada pela direita e Éder quase completou para o gol, a frasqueira enfim pode explodir numa jogada envolvendo dois jogadores posto em campo pelo estreante treinador. Voltando de contusão e suspensão imposta pelo STJD, Bosco aproveitou um cruzamento de Rodriguinho e completou de cabeça para os fundos da rede paranista. Com a vantagem no marcador, o ABc segurou o placar e aos 44 minutos a zaga aliviou a última chance de empate do Paraná, garantindo os três pontos.
"Foi um gol para coroar a minha volta", disse Bosco. "Um resultado fundamental para as nossas pretensões", completou o goleiro Raniere.

FICHA:

ABC: Ranieri, Luisinho Neto, Márcio Santos, Paulo César e Panda (Bosco); Alexandre Oliveira, Márcio Hahn, Fabiano Gadelha e Leandro Sena (Rodriguinho); Ivan (Warley) e Ronaldo Capixaba. Técnico: Artur Neto

Paraná: Mauro, Murilo (André Luís), Agenor, Fabrício e Fabinho; Leandro, Pituca, Kléber e Cristian; Cristiano (Éder) e Ricardinho. Técnico: Paulo Comelli

Árbitro: Wilson de Souza Mendoça
Estádio: Machadão, às 16h10

Fonte: DN Online (Foto: Fábio Cortez/DN)

Bate bola com você... A INFORMAÇÃO A TODA HORA!

Nenhum comentário: