sábado, 27 de setembro de 2008

América vence Juventude: 2 a 0

O América não fez uma grande partida, mas jogou o suficiente para fazer o dever de casa, bater o Juventude por 2 a 0 e deixar a zona de rebaixamento do campeonato Brasileiro da Série B na tarde deste sábado, no estádio Machadão, em jogo válido pela 28ª rodada. Os gols da importante vitória do América, que respira no campeonato e salta da 18ª para 15ª posição com 31 pontos, foram marcados por Marcelo Nicácio e Cascata, este de valer o ingresso. Na próxima rodada, o alvirrubro terá pela frente o Fortaleza, no estádio castelão, sábado que vem.

O jogo

Três ataques e dois gols, um aproveitamento de 66%. Este foi o América do primeiro tempo na partida contra o Juventude. O time potiguar começou a partida de forma avassaladora e logo aos dois minutos abriu o marcador com Marcelo Nicácio. O atacante, que substituía o artilheiro Max, subiu mais que a zaga num cruzamento de Saulo e cabeceou com categoria no canto esquerdo de Michel Alves.

Depois disso, a equipe da casa se retraiu, recuou em demasia e foi dominada pelos visitantes. Levando perigo sobretudo nas bolas aéreas, em pelo menos cinco oportunidades o Juventude esteve perto de empatar. Na melhor delas, aos 10 minutos, Andersson Bill cabeceou contra o patrimônio e acertou o travessão. Vacilando em demasia e dando espaços para os gaúchos, que ainda despediçou boas oportunidades com Mendes e o atacante Schwenck, a defensiva americana levou o goleiro Fabiano à loucura em dados momentos da partida,

Contudo, quando parecia que o Juventude estava mais perto do empate que o América do segundo gol, eis que o meia Cascata fez linda jogada individual e marcou um gol de valer ingresso. O atleta saiu de um lado para o outro da campo, passou por dois marcadores e tocou com categoria na saída de Michel Alves. A bola caprichosamente bateu na trave e morreu no fundo do barbante gaúcho.

Na volta do intervalo, o técnico Ivo Wortmann sacou o lateral João Alberto e pôs em campo o meia Xuxa, ex-América. No entanto, foi do alvirrubro a primeira chance do gol. Aos três minutos, Aloísio cruzou da esquerda e Dirley quase marcou contra. A resposta do time de Caxias veio um minuto depois, Após bela triangulação, Xuxa entrou na cara de Fabiano e tocou na trave. Na volta, Abedi marcou, mas estava em posição de impedimento.

Precisando virar o jogo, o Juventude seguiu melhor até os dez minutos. Depois daí, o América, já com Daniel no lugar de Souza, cansado, equilibrou e saindo nos contragolpes criou oportunidades de ampliar. Aos 17, Maizena, um dos melhores nome do jogo, quase marcou num belo chute de fora da área.

Aos 23 minutos, Ruy Scarpino, a pedido dos jogadores, substituiu Cascata e Maizena por Fábio Neves e João Paulo. A esta altura, o Juventude não apresentava mais tanto poder de reação e o América tomou as rédeas da partida. Em pelo menos duas oportunidades os potiguares perderam duas excelentes chances de ampliar. Primeiro Com Neves, livre, que de forma discplicente tocou para fora, e depois com Daniel cobrando falta, obrigando Michel Alves a bela defesa.

Acuado, o técnico Ivo ainda tentou modificar o panorama do jogo com a entrada de Juan Peres, mas sem sucesso. No final, o América tocou a bola e esperou o apito final do árbitro alagoano para confirmar os três pontos e respirar na Série B. A torcida ainda fez mais festa no final pela derrota do ABC, que deixa o alvirrubro a apenas dois pontos do rival na tábua de classificação.

FICHA:

América: Fabiano; Maizena (João Paulo), Anderson Bill, Adalberto e Aloísio; Elias, Luís Maranhão, Saulo e Souza (Daniel); Nicácio e Cascata (Fábio Neves). Técnico: Ruy Scarpino.

Juventude: Michel Alves; João Alberto (Xuxa), Cris, Dirley e Egídio; Marcelo Costa (Juan Peres), Lauro, Elvis e Abedi; Schwenck e Mendes. Técnico: Ivo Wortmann.

Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento-AL

Renda: R$ 25.406,00

Público: 4.474

Estádio: Machadão, às 16h


Fonte: DN Online

Bate bola com você... A INFORMAÇÃO A TODA HORA!

Nenhum comentário: