sábado, 22 de novembro de 2008

ABC empata e praticamente garante sua permanência na Série B

O ABC novamente vacilou e desperdiçou a oportunidade de garantir matematicamente sua permanência na Série B com uma rodada de antecedência ao empatar por 1 a 1 com a Ponte Preta na tarde deste sábado, no estádio Fraqueirão, pela 37ª rodada da Série B. Agora, com 45 pontos, o alvinegro terá que conquistar pelo menos um empate na última rodada, contra o já rebaixado CRB, em Maceió, para se garantir na segundona em 2009. Apesar do empate, o duelo foi marcado pela grande atuação de Gadelha, autor do gol alvinegro. Para a 'macaca' quem marcou foi o atacante Leandrinho.

ABC e Ponte Preta começaram a partida forma alucinante. Logo a um minuto, Bosco cobrou falta com efeito e Aranha deu um leve tapa para evitar o gol. A resposta da Ponte foi fatal. Aos seis minutos, Vicente venceu jogada pela esquerda e cruzou milimetricamente para Leandrinho subir sozinho e tocar sem chances de defesa para Paulo Musse, abrindo o placar.

O gol marcado deu tranquilidade ao time campineiro. Marcando forte e reduzindo os espaços, os visitantes bloqueavam as investidas do ABC, que tntava impor uma pressão. Aos 11 minutos, Fabiano Gadelha, o jogador mais lúcido do ABC, aproveitou rebote da zaga da 'macaca', driblou o zagueiro e bateu para defesa espetacular de Aranha.

Quatro minutos depois, o carequinha alvinegro criou outra boa chance. Depois de arrancar da intermediária, ele entrou livre com Aranha, que espalmou a finalização. No rebote, Capixaba marcou, mas o árbitro Alício Pena Júnior anulou, alegando impedimento. Aos 18 minutos, o ABC teve nova oportunidade com Capixaba, mas ele cabeceou mal após cruzamento de Márcio Hahn. A partir daí, o ABC caiu de produção.

Precisando vencer para eliminar qualquer chance de rebaixamento, os donos da casa passaram a errar muitos passes e não conseguir dar seguimento as jogadas. Ivan, que voltava de lesão, esteve mal e mostrou que sentiu a falta de ritmo. Na ala direita, Bosco subia e deixava muitos espaços. No final da partida, o meia Renato caiu pelo setor e criou lances perigosos. Mesmo assim, a última chance da etapa primeira foi do ABC. Alexandre Oliveira recebeu de Gadelha e bateu com perigo, a esquerda do gol.

Tentando mudar o panorama do jogo, o técnico Artur Neto deu sangue novo ao time na volta do intervalo. Ele sacou o atacante Ivan e o volante Elton para as entradas Fábio Silva e Marcelinho, respectivamente. A mudança inicialmente surtiu efeito e o time ganhou um pouco mais de ofensividade e qualidade técnica. Tanto que aos quatro minutos Fabiano Gadelha, o melhor da partida, marcou o gol de empate. Depois de uma bola cortada pela zaga, ele bateu com força, a bola pegou na trave, nas costas do goleiro Aranha e entrou.

Empurrado pelo gol marcado, o ABC seguiu na pressão, mas continuou errando no passe final. Temendo a subida de produção dos donos da casa, Benazzi sacou Renato e pôs o volante Bonfim. A partir daí o ABC segui com mais posse de bola, dominando as ações, porém sem conseguir furar o forte bloqueio da Ponte. Aos 20 minutos, Marcelinho foi sacado pelo técnico Artur Neto e promoveu a entrada de Alexandre. O volante deixou o campo irritado.

Aos 30 minutos, o atacante Ronaldo Capixaba foi derrubado na meia-lua. Na cobrança, Gadelha acertou a barreira e no rebote Bosco bateu e a bola pegou na zaga, com os jogadores do ABC pedindo um toque de mão. Empurrado pela fraqueira, os natalenses ainda ensaiaram uma pressão nos minutos finais, mas esbarrou na forte presença defensiva da Ponte e o jogo ficou mesmo no 1 a 1.

Curiosidades
O atacante Danilo Neco, da Ponte, foi substituído aos 25 minutos da etapa inicial. Ele sentiu o forte calor e teve que deixar o gramado. O meia Marcelinho, do ABC, ficou apenas 20 minutos em campo. Ele entrou no segundo tempo e acabou sendo substituído, por opção técnica, dando lugar a Alexandre. O jogador André, da Ponte, foi expulso no banco de reservas por reclamação.

FICHA:

ABC: Paulo Musse; Bosco, Fabiano, Ben-Hur e Panda; Elton (Marcelinho, depois Alexandre), Márcio Hahn, Alexandre Oliveira e Fabiano Gadelha; Ronaldo Capixaba e Ivan (Fábio Silva).

Ponte Preta: Aranha; Ricardo Conceição, Marinho, Jean e Vicente; Deda, Kim, Bilica e Renato (Bonfim); Leandrinho (Rafael) e Danilo Neco (Amaury).

Árbitro: Alício Pena Júnior-MG
Estádio: Frasqueirão, às 15h20

Bate bola com você... A INFORMAÇÃO A TODA HORA!

Nenhum comentário: