O Potiguar garantiu vaga na finalíssima do estadual 2008, após vencer no placar geral da final do segundo turno por 5x3. Na partida de hoje, o América fez uma belíssima exibição, e conseguiu a vitória por 3x2, mas, não conseguiu o objetivo principal que era o título.
O jogo foi marcado por muito tumulto, com jogador até sendo preso e saindo algemado do estádio. Com a classificação garantida, o Potiguar enfrentará o ABC Quinta-feira no estádio Nogueirão, e domingo no Frasqueirão.
---------------------------------------------------
O JOGO
O América entrou em campo disposto a reverter a vantagem do Potiguar-M e partiu para cima. Mas a primeira oportunidade de gol foi dos donos da casa. Aos 5 minutos, o atacante Ítalo aproveitou um contra-ataque e lançou Jean, que recebeu pela direita, bateu com força, mas o goleiro Azul conseguiu espalmar. O lance, no entanto, não intimidou os visitantes, que insistiram no ataque.
Apesar de pressionar em busca de um resultado rápido, o alvirubro não conseguia finalizar. O jogo permanecia nas intermediárias, quando o América abriu o placar. Aos 22 minutos, Saulo recebeu pelo meio, driblou o goleiro e empurrou para as redes. Depois do gol, o time da capital intensificou a pressão contra o adversário.
Numa seqüência de boas jogadas, os visitantes tiveram pelo menos quatro boas chances e apenas três minutos. Num delas, o meia Madson conseguiu ampliar o marcador, aos 29 minutos. Ele recebeu na intermediária, avançou e tocou na saída do goleiro. Um minuto depois, o América quase faz o terceiro gol que levaria à disputa de pênaltis. Paulo Rangel bateu pela esquerda, mas a bola foi pela linha de fundo.
Aos 33 minutos, o lance mais polêmico do jogo mudou o ritmo do América. A bola bateu na mão do zagueiro Gustavo, do Potiguar-M dentro da área. O árbitro Reginaldo Gomes chegou a marcar o pênalti, mas desconsiderou o ato porque o auxiliar Milton Otaviano havia assinalado impedimento do ataque americano. Revoltados, os jogadores do América cercaram o bandeira e a polícia teve que intervir na situação.
Três minutos depois da confusão, o Potiguar-M conseguiu diminuir o placar. Aproveitando uma bobeira da zaga americana, Sandro ficou frente a frente com o goleiro Azul e apenas colocou a bola no canto. No final do jogo, durante os quatro minutos de acréscimo, o volante Ivo, que já tinha cartão amarelo, foi expulso depois de cometer uma falta contra o meia Vaninho.
Ivo deixou o gramado visivelmente chateado e chegou a tirar a camisa ainda dentro de campo. No trajeto até o vestiário, o jogador teria xingado o policial, que estava numa guarnição solicitada pelo árbitro Reginaldo Gomes. Na hora, o capitão Maximiliano deu voz de prisão ao jogador, que saiu de campo algemado e foi levado numa viatura à Delegacia de Plantão. Cessada a confusão, o árbitro encerrou o primeiro tempo.
2º TEMPO
Com um homem a menos, o América sentiu a volta do intervalo, mas saiu para o tudo ou nada. Os donos da casa chegaram a pressionar nos primeiros dez minutos. Entretanto, uma cobrança de pênalti garantiu o terceiro gol americano. O lateral Jorge Guerra penetrou na área e foi derrubado por Eduardo, que recebeu cartão amarelo. O meia Madson foi para a cobrança e assinalou mais um para os visitantes.
O gol esquentou ainda mais o jogo. O América tentou a todo custo reverter a vantagem de três gols de diferença que tinha o Potiguar. Mesmo com menos um em campo, os jogadores do América deram tudo dentro de campo, mas esbarraram na resistência dos donos da casa e na boa atuação do goleiro Marcos Paulo. Para sacramentar de vez o resultado da vaga, o Potiguar marcou o segundo gol aos 44 minutos. Ítalo recebeu pela esquerda e deu um toque sutil que deixou sem chances o goleiro Azul.
Ficha técnica
Potiguar-M:
Marcos Paulo; Paulinho, Gustavo (Canindezinho), Ricardo Braz e Eduardo; Max, Daniel, Jean e Vaninho; Ítalo e Sandro.
América:
Azul; Rodrigo Santos, Robson, Emerson e Jorge Guerra (Michel Mineiro); Ivo, Fábio Recife, Saulo e Madson; Paulo Matos e Paulo Rangel (Leandro Safira).
Local: Nogueirão (Mossoró) Horário: 17h Árbitro: Reginaldo Gomes
Fonte: DN online.
Bate bola com você... A INFORMAÇÃO A TODA HORA!